Paraíba e Sertão

Impressa em: Blog do Furão - www.blogdofurao.com

Ministério da Educação e Cultura ‘reprova’ 16 cursos superiores da Paraíba

mecDos 40 cursos de oito instituições de ensino superior na Paraíba que participaram do Enade, 40% estão abaixo da média.

Dos 40 cursos de oito instituições de ensino superior na Paraíba que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012, 40% obtiveram nota inferior a três, em uma escala que vai até cinco. Segundo o Ministério da Educação (MEC), as notas abaixo de três são consideradas insatisfatórias.

De acordo com a avaliação, 16 entre 40 cursos foram reprovados no Estado. Foram avaliados cursos da rede pública e privada de ensino superior.

Conforme o balanço, 60% dos cursos avaliados no Enade obtiveram notas que variam de três a cinco pontos na Paraíba, sendo que dois obtiveram avaliação máxima. Entre os cursos com nota satisfatória, 65% são da rede pública, sendo a maioria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Na rede pública, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi a única a alcançar conceito máximo (5). A nota, segundo o MEC, foi obtida pelo curso de Direito oferecido em João Pessoa. Já na rede privada de ensino superior, a pontuação máxima foi para o curso de Administração da Faculdade Potiguar da Paraíba, em João Pessoa. Já a nota quatro foi obtida apenas por instituições públicas de ensino superior em cinco cursos. Na lista estão Direito, em Campina Grande, e Ciências Contábeis, em Monteiro, ambos da Universidade Estadual de Campina Grande; além de Direito, também em Campina, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Ciências Econômicas da UFPB, em João Pessoa, e Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), na capital.

Outros 17 cursos alcançaram pontuação três. Na contramão estão os cursos com nota igual a um. Na lista aparecem Tecnologia em Gestão Financeira e Tecnologia em Gestão Comercial oferecidos respectivamente pela Faculdade de Tecnologia da Paraíba, em Cabedelo, e Faculdade Potiguar da Paraíba, em João Pessoa.

De acordo com o MEC, o Enade funciona em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos. A edição de 2012 concluiu o ciclo que abrange ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins; e os eixos tecnológicos de gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design.

O conceito Enade é um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira, que também leva em consideração corpo docente e infraestrutura da instituição.

Segundo o MEC, as notas individuais de cada curso avaliado no Enade 2012 estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) desde as 17h de ontem. A pontuação só pode ser consultada pelos estudantes que participaram do exame.

JPB

Sem comentarios

Atenção!

"Esse espaço visa a interação entre os internautas e o Blog do Furão, as opiniões expressas não representam a opinião do Blog do Furão ou de seus organizadores. O Blog do Furão isenta-se de qualquer responsabilidade sobre o material divulgado pelos internautas."

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enquete

Em meio a crise do PSB na sua opinião quem tem razão?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...