Cajazeiras

Impressa em: Blog do Furão - www.blogdofurao.com

CAGEPA continua aguardando resultado de batimetria da ANA para tomar novas decisões sobre racionamento d água em Cajazeiras

Segundo o site da AESA (Agência de Gestão das Águas) do Estado da Paraíba o açude de Boqueirão de Piranhas localizado no distrito de Engenheiro Ávidos, possui atualmente um volume de 11,53 milhões de m³, o que representa 4,5% da sua capacidade total que é de 355.000.000 m³ de água. Se pegarmos por base as informações da CAGEPA que a cidade de Cajazeiras consume anualmente cerca de sete milhões de metros cúbicos e, que, esse mesmo volume é consumido pelo fenômeno da evaporação, á agua armazenada no manancial se fosse possível o seu consumo total, só daria para abastecer tranquilamente o município até meados de Abril, quando as águas da transposição deverão chegar a nossa região, pelo menos é o que promete a AESA.

eng

Porém, a coisa pode não ser bem o que aparenta. É que uma batimetria realizada pela ANA (Agência Nacional das Águas) poderá revelar um quadro desesperador para os cajazeirenses. Recentemente, técnicos do órgão estiveram realizando trabalhos de inspeção no açude de Boqueirão onde, na ocasião, foi constatado um volume de pouco mais de oito milhões de metros cúbicos, ou seja, três milhões a menos do que os dados divulgados pela agência.

O resultado da batimetria foi comunicado a CAGEPA com a orientação de diminuição na captação de água de 120 para 110 litros por segundo, dentro do processo de racionamento implantado pelo órgão. Uma nova determinação deverá ser feita por parte da ANA após o resultado final da batimetria que deverá está sendo enviada a CAGEPA nos próximos dias.

Para o gerente regional Cleudismar Alexandre (Neném da CAGEPA) a captação continuará sendo feita dentro do orientado, como também, o trabalho de racionamento, até que o resultado chegue de Brasília.

Diante de todos os fatos, a cidade de Cajazeiras poderá passar a ser abastecida em sua totalidade nos primeiros meses do ano pelo açude de Lagoa do Arroz que, atualmente, abastece a zona norte da cidade, além dos municípios de Santa Helena, São João do Rio do Peixe e Bom Jesus, que pelos dados da AESA possui hoje, metros cúbicos de água.

Blogdofurao.com

Sem comentarios

Atenção!

"Esse espaço visa a interação entre os internautas e o Blog do Furão, as opiniões expressas não representam a opinião do Blog do Furão ou de seus organizadores. O Blog do Furão isenta-se de qualquer responsabilidade sobre o material divulgado pelos internautas."

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enquete

Que nota você dá aos primeiros 09 meses de mandato de Alan Seixas; prefeito de Cachoeira dos índios?

Carregando ... Carregando ...